sábado, 4 de fevereiro de 2012

TERREMOTO - A História que Literalmente Destruiu Gotham City

Misturar HQ´s com situações reais é - muitas das vezes - um tiro no pé da equipe de criação. Se o autor não for "macho", tipo um Alan Moore, que tentou trazer a realidade aos quadrinhos, a coisa desanda. É só pensar assim: "no mundo real nós vivemos as situações do dia a dia. Trabalhamos, comemos, dormimos e, ainda assim, existe gente que acredita em vida em outros planetas. Se por acaso, um dia, uma nave alienígena pousar no centro de São Paulo (e se achar vaga), todo mundo será pego de surpresa.
Nos quadrinhos tal situação não é possível, afinal, o Superman é um alienígena vindo do extinto planeta Krypton. e a  Tropa dos Lanternas Verdes está espalhada por todo o universo. A coisa fica meio assim: "Ah, não! Uma nave alienígena pousou no meu jardim... De novo!"
Não dá pra trabalhar com situações inesperadas ou surpresas...

Quando o senhor Moore criou Watchmen, provou que essa relação ficção/realidade é impossível, afinal, o que impediria Magneto realmente se tornar rei de um país (como aconteceu)? E por que isso não afetaria a economia global, já que se o Barack Obama soltar um "pum" as bolsas de Nova York "fecham" em baixa? Se tal situação ( a de Magneto ser rei e não o "pum" do Obama) acontecesse, o mundo viria à baixo, devido ao terror. Mas nos quadrinhos...

Mas graças à Deus que os quadrinhos são apenas nosso lazer, e por isso não devemos trazer coisas mais relevantes. É apenas uma forma de relaxar durante 20 minutos.

Eu escrevi toda essa enrolação pra falar de uma história legal do Batman que mostra que com um pouco de boa vontade dá pra fazer coisas legais.
O Homem-Morcego vinha de eventos "bombásticos" desde o início da década de 1990, e isso era o mote da época, afinal, foi quando tivemos a "Morte do Superman- (falarei disso em outra oportunidade).
Batman havia sido quebrado pelo novato "Bane" na interminável saga " A Queda do Morcego", um lenga-lenga que durou 2 anos! Depois tivemos a saga "Contágio", que abalou Gotham City por causa do vírus Ebola.
Foi então que veio o grande clímax: TERREMOTO.

É legal ler histórias assim, em que o herói não pode fazer nada. Não adianta usar o cérebro, nem socar algum vilão, pois quem causou os problemas foi a "mãe-natureza". A história é a seguinte:

Gotham foi surpreendida por um terremoto de 7.6 pontos na escala Richter (que vai até 9 pontos). Isso destruiu toda a cidade que, como todos acreditavam, era impossível acontecer.
O saldo foi de mais de 100 mil mortes. Tudo foi destruído, até mesma a Mansão Wayne e a Batcaverna.
Ao Batman restou contar com a ajuda dos "Vigilantes de Gotham" para resgatar os feridos e evitar mais mortes.

Nesse ínterim, houve uma fuga da prisão Balckgate e uma rebelião no Asilo Arkham, em que o Coringa e mais alguns vilões enlouqueceram um guarda - muito boa essa história, por sinal.
Mas nesse tempo surgiu um novo vilão que se chamava "Tremor". Ele se dizia responsável pelo terremoto e, se a cidade não pagasse uma quantia de 100 milhões de dólares, ele causaria um novo abalo, mas de 9 pontos, para destruir Gotham de vez.

Num revés, destes dos quadrinhos, os heróis descobrem que o tal tremor é apenas alguém se aproveitando da situação, e que ele não causara o terremoto. A tragédia foi mesmo natural...
Robin, depois de assistir uma fita gravada pela polícia, descobre que o Tremor era na verdade um boneco controlado pelo Ventríloquo, assim como controlava o Scarface.

E assim termina a saga Terremoto, mas ela foi apenas o início de uma nova e mais interessante história, intitulada "Terra de Ninguém", em que o governo decidem que Gotham City não faz mais parte dos Estado Unidos. Coube apenas ao Batman defender sua cidade, tanto como o herói encapuzado, como na pele de Bruce Wayne.

Enfim, Terremoto foi lançado em 1999 pela Editora Abril e foi publicada nas revistas:
- Batman: Vigilantes de Gotham nº 33 (julho)
- Batman nº 33 (julho)
- Batman: Vigilantes de Gotham nº 34 (agosto)
- Batman nº 34 (agosto)
- Batman: Vigilantes de Gotham nº 35 (setembro)

Terremoto foi, sem dúvida, uma das melhores histórias do Homem-Morcego.
Pelo menos na minha opinião...

5 comentários:

  1. João, será que tem essa história pra Down em algum blog, vc conhece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Cabron...

      Rapaz, eu nunca vi nenhum scan desta história em especial, já até vi da saga "Contágio", mas não custa pedir ajuda ao "Pai Google". Vale a pena dar uma olhada por que eu li novamente esta história há pouco tempo e continua boa. Se eu encontrar alguma coisa posto aqui o link pra vc, ok?

      T+

      Excluir
    2. Fala Cabron... Encontrei um link para da história, e de quebra tem a saga "Terra de Ninguém", que para mim é uma das melhores coisas que já fizeram com o Batman. Segue o link:

      http://anovatocadocoelho.blogspot.com.br/2009/12/batmanterremoto-terra-de-ninguem.html

      E um link de pesquisa do Google:

      http://www.google.com.br/search?sugexp=chrome,mod=13&ix=h9&sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=download+scans+batman+terremto

      Espero ter ajudado...

      Excluir