segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A Maior de Todas as Mudanças do Homem de Aço

Ele ainda era um Kryptoniano vivendo na Terra. Ainda era filho adotivo do casal Kent. Ainda existia Lois Lane em sua vida. Mas houve uma mudança que nenhum fã jamais esperou ver...


O início dos anos 90 foram marcados pelo surgimento de uma nova e (na época) poderosa editora de quadrinhos: A Image Comics.
Seus personagens não tinham atitudes de "bons moços", e sim, cuspiam no chão, falavam palavrão e matavam mais do que os vilões. Esses anos foram marcados por heróis violentos que faziam as aventuras de um Wolverine ou um Justiceiro parecerem coisas de coroinhas na missa de domingo.

O comportamento destes heróis causaram uma revolução que pegou também a Marvel e a DC Comics, como a substituição do homem sob a máscara do Batman, e do Homem-Aranha por um clone seu.
Tais atitudes tinham o propósito de chamar a atenção dos leitores de volta para os "pesos pesados", que tinham perdido o apelo frente aos novos heróis, como o Spawn (O soldado do Inferno, lembra?) criado por Todd McFarlane.

O Batman havia sido aleijado pelo novato Bane, e substituído pelo "instável" e violento Azrael. E o que fizeram ao Superman? Simplesmente entregaram-no aos braços da morte no especial "A Morte do Super-Homem."
Mas tal evento não foi definitivo, tendo inclusive, o herói voltado da sepultura como era antes, e apenas com uma mudança fundamental: Os cabelos compridos.

Era preciso mexer com o personagem, atrair o público antigo e ganhar novos leitores. para tanto, decidiram mudar radicalmente o Superman, o maior de todos os heróis. O primeiro herói dos quadrinhos, criado em 1938.

Tudo começou com a saga "A Noite Final", envolvendo todos os heróis da DC Comics. Na história um ser chamado "Devorador de Sóis" envolve nosso sol e isso afeta o Planeta. Sem os raios solares o planeta esfriou, quase congelou. Os poderes do Superman, oriundos do sol amarelo, começaram a diminuir e nem mesmo o sacrifício de Hal Jordan, o outrora Lanterna Verde, e então conhecido como o vilão Parallax, resolveu os problemas do último kryptoniano.

Com a Terra restaurada após a "Noite final" - publicada no Brasil na revista Os melhores do Mundo nos números 2 a 8, pela editora Abril. - começou a busca desesperada do Superman para recuperar seus poderes. Nada que um "mergulho" no Sol não resolvesse. Contudo, seus poderes se descontrolaram. E mudaram...

O Superman era, então, um ser de energia, capaz de se mover à velocidade da luz, e já não tinha os mesmos poderes de antes.
Por se tratar de um ser de energia, ele precisava ser contido, e para tanto, ele utilizou um uniforme feito com um tecido desenvolvido pela LexCorp - Empresa de seu arqui-inimigo Lex Luthor.

E então passou a existir um novo Superman, com novo uniforme e novos poderes. Mas os fãs não gostaram nada disso...

As mudanças foram tantas e tão radicais que espantaram os  leitores. Para se ter uma ideia, o Superman se "transformava" em Clark Kent com apenas um pensamento, e não trocando de roupa e colocando seus óculos. E quando assumia a forma humana ficava vulnerável, podendo até mesmo se machucar ao tropeçar em uma pedra, por exemplo.

E as reclamações dos leitores fizeram a "Super-equipe" criativa voltar atrás. Mas antes disso eles decidiram homenagear as histórias contadas nos eventos anteriores à "Crise nas Infinitas Terras" e dividiram o herói em dois.
A energia do Superman foi dividida e surgiram os Supermen Azul e Vermelho.


Depois disso veio a saga dos "Gigantes do Milênio", que dizia-se que queriam purificar o planeta. 
E então o Superman voltou a ser o que era antes, com sua capa esvoaçante e a cueca por cima da calça...


Nenhum comentário:

Postar um comentário