terça-feira, 17 de janeiro de 2012

STAR WARS - THE FORCE UNLEASHED

Ou ainda: "O PRIMEIRO JOGO QUE ME DEIXOU FELIZ POR TER UM PS2!"




A frase ai em cima não é exagerada. Eu não tinha mesmo nenhum motivo pra encher a boca e falar do meu PS2. Até agora...



Semana passada um conhecido meu disse que tinha um jogo muito bom, mas conhecendo as preferências dele, deixei meio suspensa a ideia de jogá-lo. O game em questão era Star Wars - The force Unleashed. Está bem, Star Wars é sempre garantia de bons jogos, mas eu não estava com muita vontade de jogar com aqueles personagens obscuros que não fazem parte da cronologia oficial do filme. Eu queria pegar o sabre de luz e sair arrebentando. E não é que o game atingiu em cheio essa minha ideia?

Mas antes de continuar a escrever eu quero deixar bem claro que sou fã da série, e gosto muito de todos os filmes e jogos relacionados aos filmes. Tudo bem que eu não sou tão fã quanto o gordinho Star Wars, mas ai já é exagero...





Logo no começo tem uma guerra rolando no planeta dos Wookies, e a "Wookada" está dando trabalho para os soldados Stormtroopers. Mas então entra em cena o próprio Darth Vader. Nessa hora eu pensei que era só uma animação pra deixar fã da série falando coisa do tipo: "Olha! Darth Vader!"
Mas então um dos soldados diz para o Darth Vader que a Wookada está dando muito trabalho e o Vader diz: "'Xá comigo!"
É muito legal controlá-lo, e nessa hora eu já tinha mudado de ideia quanto ao jogo e disse: "Tenho que zerar essa bagaça!"
No final da primeira parte, Darth Vader deerrota um Jedi e toma o filho dele como aprendiz. É esse menino, chamado de Starkiller, que temos que controlar.

Fale-me do jogo, então...



O jogo é muito bem feito, com os sons típicos da série, com todos os soldados, Palpatine, Darth Vader, até a princesa Leia aparece no meio do game. O bacana são as reviravoltas, como quando o Darth Vader trai seu aprendiz pela primeira vez (sim, teve mais uma traição dele), que eu fiquei meio sem saber o que estava acontecendo.
Os gráficos são ótimos, a jogabilidade excelente, e os ambientes são todos familiares para os fãs da série.

Mas nem tudo são flores na galáxia muito distante...

Apesar do jogo ser muito bem feito, e a jogabilidade idem, tem um problema crucial: A câmera. A bendita teima em sempre colocar o pior ângulo quando a gente mais precisa. Tipo, no meio do game Starkiller caça Jedi a mando de Darth Vader, os cara são rápidos e usam a "Força" muito melhor que a gente, claro. Mas quando estamos em cima deles a câmera muda pra ângulos em que todo mundo some da tela e a gente fica a ver navios...

Outro problema do jogo são os danos causados nos inimigos. A rigor, o jogo não é difícil, com um mapa camarada que sempre mostra o caminho a seguir. Impossível se perder. Mas quando Starkiller encontra inimigos pela frente é um Deus nos acuda. O sabre de luz que ele usa quase não causa dano aos adversários. Você ataca e ataca e ataca, e ele defendem mais que goleiro em final de copa do mundo. Mas um ataque deles suga bem mais energia que um ataque do Starkiller. Quando enfrentei Darth Vader ( o melhor combate do jogo), demorei muito pra derrotá-lo.

Mas apesar destes problemas, nada tira o brilho do game...

Uma cosia muito legal é a gente poder escolher o final do jogo. São dois, um final Jedi e ou final Sith. É mais ou menos assim: No finzinho do jogo temos o Imperador Palpatine de um lado e Darth Vader do outro e temos que escolher um deles para lutar. Não tem como derrotar um e depois lutar contra o outro. A sua escolha define se você abraça o lado negro da força ou luta contra ele. Eu mantive dois save games e no fim só fiz tudo de maneira diferente.

Como eu disse no começo deste texto, SWFU me deixou feliz por ter um PS2, e procurando pela NET, vi que tem uma versão para Wii que utilizar os sensores de movimento do Remote. Este jogo eu não vou jogar de novo só por causa deste adendo, mas vi também que tem Star Wars The Force Unleashed 2 pro Wii, e esse quero ver se jogo...

2 comentários:

  1. Dizem quem a versão do Wii não ficou muito boa, acho que na época ainda não tinha o Motion Plus e os movimentos não ficaram muito bacanas, agora o segundo eu já não sei.

    ResponderExcluir
  2. Olha, pode ser mesmo, já que no game o sabre de luz faz diversos movimentos. Agora dá pra imaginar como ficaria...
    Acho que valeria apenas para conhecer. Se algum amigo tiver...

    ResponderExcluir