quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

POR UMA QUESTÃO DE DIVERSÃO

Ultimamente eu tenho dado um valor maior aos games que me divertem, entendam isso como os que também me divertiram no passado. Volta e meia eu ligo meu Mega Drive na TV apenas para lembrar a sensação que tinha quando jogava Sonic 2 quando criança.
E sim, eu sei! É papo de quem está ficando velho...



Mas analise o meu ponto de vista. Hoje, diferentemente de quando era criança, sou casado, tenho uma filha, trabalho e estudo. Não sou mais aquele que podia varar madrugadas sem fim apenas para terminar um jogo. E, justamente pela falta de tempo (que eu tenho que administrar muito bem), é que dou preferência a jogos que me divirtam momentaneamente, sem aquela obrigação de ter que evoluir a qualquer custo, e para isso ter que jogar todos os dias.

Apesar de ter alguns consoles em casa, não tenho paciência de tirá-los da caixa, ligar na TV, escolher o jogo,  sentar no sofá e jogar. Deixo isso para os finais de semana, quando tenho mais tempo por não trabalhar aos sábados. Um exemplo disso é o meu Dreamcast. Ele lê o jogo que eu colocar nele, "quase" sem problema. "Quase", com aspas, por que tem uma "doideira" com ele. Se eu coloco um jogo nele, de cara ele não roda. "Como assim? Você não disse que ele roda o jogo que você colocar nele?" 
Sim, ele lê, mas antes eu tenho que colocar o F1 World Grand Prix 2 primeiro. O caso é que este é o único GD que ele lê de cara. Então, depois de uns 2 ou 3 minutos o leitor "esquenta" e passa a rodar todos os outros. Ah, e só dá pra jogar com o console aberto, senão esquenta demais e trava.
Pra quem quer apenas passar o tempo não dá...

Por isso sempre carrego alguns emuladores no meu PSP (Snes, mega drive e GBA). Ligo o portátil, escolho um game, jogo, desligo e só no dia seguinte...

E esse negócio de diversão é estranho e relativo. Cada um tem sua ideia do que é divertido. Quando eu não tinha console, lá na minha infância/adolescência, eu me espremia com meus amigos no quarto de alguém que tinha vídeo game e jogava Street Fighter 2 ou Mortal Kombat 2, na base do "perdeu entrega o controle". Às vezes tinha uns 10 moleques e demorava muito pra eu jogar de novo, mas só de estar ali, com a galera gritando e zoando, já era muita diversão...

A época em que eu mais me diverti foi com a dupla Snes/PS1. No super Nintendo eu criava campeonatos de International Superstar Soccer deluxe (com papel e caneta), dividia as seleções entre as Américas, Europa, Africa e Ásia, criava tabelas, eliminatória e Copa do Mundo! Era muito divertido e eu jogava sozinho. 
Tinha também as corridas de Top Gear 2...
Mas diversão mesmo era  quando eu tinha o Ultimate Mortal Kombat 3. Dois amigos meus iam em casa e jogávamos o sábado todo. Certa vez começamos a jogar 9 horas da manhã e só terminamos mais de meia-noite. Minha mãe ficou louca comigo... E só jogamos UMK3!

Teve também um dia em que meu pai conheceu o jogo Side Pocket. Ele não largava mais o meu Snes e também não me deixava jogar. Ele jogava tanto que minha fonte superaqueceu e estragou. Até hoje ele fala que não foi ele...



Depois disso veio o PS1. Eu amava o console. Jogava Gran Turismo 1 (sempre preferi o primeiro), MK Trilogy, Street Fighter Zero 3, Resident Evil 2 e tantos outros. Mas tinha um jogo que, para mim, foi o que mais me divertiu em partidas contra um amigo: Winning Eleven 2002.
O jogo era muito bom. Os gráficos, as músicas, a jogabilidade, o "one-two"! Tudo era perfeito pra época.
Pode parecer mentira, mas nenhum WE ou PES subsequente me divertiu tanto. Principalmente depois de FIFA 2005 para PC...

É claro que eu tive um Nintendo 64. Adorei Super Mario 64, Star Fox 64, Goldeneye 007, mas a questão é diferente. Estes games eram magníficos, do tipo "impossível jogar uma vez só", mas eram single-player, e apenas acompanhavam a evolução (e sendo franquias da Nintendo, só podia dar no que deu).
Porém, o que quero dizer aqui é o fator diversão (e sim, estes jogos eram MUITO divertidos), aquele que você pensa nele, ou vê uma imagem da internet, e te dá uma nostalgia, aquela sensação que tinha na época. E isso, por mais que Wii, PS3, Super Mario Galaxy ou God of War seja excelentes, pra minha memória o passado será sempre mais divertido...

Lembro bem dessa época, quando eu sonhava em ter um Mega Drive e lia revista de vídeo games, com fotos animais de Street Fighter, Mortal Kombat ou Sonic. Eu até brincava com os dedos, imitando perna, num intenso Mortal Kombat. Oh, imaginação...

Eu só não passei batido pela geração PS2 por que jogava os games lançados para PC, como Prince of Persia: Sands of Time, Resident Evil 4, NFS: Underground 2, Winning Eleven 9, Call of Duty, Medal of Honor. Mas essa, pra mim, foi uma geração individualista, na qual cada gamer se fechava no seu "mundinho" escuro e solitário. A Nintendo ia na contramão, mas eu não tinha um Game Cube...

O que me agradou na geração atual foio fator diversão em família. Puxa vida, reunir a família para uma tarde de Wii Sports era algo inimaginável pra mim. E falando de uma época em que cda um tem seu próprio console ( o que é ótimo), não temos mais aquele papo de "vá lá em casa sábado!"
O que eu acho engraçado é o povo jogar cada vez menos em grupo de amigos, sentados no sofá, curtindo um bom jogo com pipoca e refrigerante, mas cada vez mais adere aos jogos on line. Vai entender...

Agora, a maior alegria veio com minha filha. Eu sempre quis que minha esposa jogasse comigo, que sentássemos para nos divertir, mas ela só joga RPG. Sinto até uma ponta de inveja de saber que ela já zerou mais de 
30 RPG´s e eu apenas o Pokemón Red Version do GBC. Ela fala que eu não tenho paciência, e é verdade...
Agora, minha filha está começando a se interessar, e sempre que eu estou perto ela diz "papai,jogá!" E ela reconhece na tela da TV e fala "Mario", "Bowser" ( tah, ela diz bauji, mas quer dizer  Bowser), Princesa Peach e até o Link. Minha esposa fala que eu encontrei a parceira de jogos que sempre quis, é só esperar ela crescer um pouco mais...
Uma coisa que eu quero, quando minha filha estiver maior, é mostra a evolução que os games tiveram desde o Atari 2600 até o Wii e X-Box 360. Quero ver se faço despertar nela o amor pelos jogos que eu tenho por ter vivido de perto essa evolução. Quero que ela tenha uma sensação profunda do que é diversão...

Mas minha esposa diz que quando ela comparar Enduro e Pacman com Zelda: Skyward Sword e Super Mario Galaxy ela vai dizer: "Credo!"









 

2 comentários:

  1. Hwa hwa hwa, mas é bem nesse estilo ae, vamos ficando mais velhos, com menos tempo e focando em coisas mais objetivas. Eu até gosto de jogos longos, mas costumo demorar muito tempo para terminá-los.

    ResponderExcluir
  2. Eu também, mas já perdi a conta das vezes que comecei Final Fantasy XII e nunca fui pra frente. Comigo o negócio é assim: eu pego o jogo, fico empolgado e louco pra zerar, mas as vezes eu fico 10, 15 dias sem ligar qualquer console, então aquele "gás" inicial desaparece, eu esqueço o que tinha feito (aconteceu com God of War II, também), e eu desisto do jogo...

    ResponderExcluir