terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Por um fim aos "istas"

Eu sou Nintendista. Pronto. Falei. (ou melhor, escrevi).



Uma das coisas mais difíceis de se admitir (pelo menos no meu caso), é o quanto o "ismo/ista" nos prejudica, gamisticamente falando. Nintendistas, seguistas, sonistas, xiboquistas. Sujeitos que se digladiam em uma batalha infrutífera que somente gera brigas e marcas que ficam eternamente.

No início eu era seguista (é esse mesmo o termo?), mas jogava na casa dos amigos. Quando comprei meu 1º console, um Super Nintendo, eu ainda queria um Mega Drive, e o tão sonhado Dreamcast. Mas como a maré não estava boa pra mim, e apareceu um negócio, comprei um PS1 quadradão. Eu adorava o console, mas o "seguismos" já tinha esfriado, e eu só queria saber de um jogo: Winning Eleven. Até que consegui meu 1º Nintendo 64...

Quando liguei o console com Super Mario 64, pensei: CARAMBA! O jogo era perfeito. Os gráficos, as cores, a jogabilidade. Fazer o Mario andar nas pontas dos pés nas plataformas e madeira era o máximo! 
Fiquei tão vidrado no jogo que virei fã incondicional da Nintendo.
E a Sega já estava longe...

Eu já tinha outros consoles, mas o N64 era meu favorito. Eu tinha na época, além de Mario 64, Mario Kart 64, Goldeneye 007, Banjo-Kazooie, F1 World Grand Prix e Legend of Zelda: Ocarine of Time! Passei a idolatrar o console.
 Então apareceram dois dos meus maiores sonhos e consumo: Gameboy Advance e Gamecube.

Certo dia entrei em uma loja de eletrônicos aqui da cidade e vi um GBA com F1 2002. De cara parecia perfeito. Eu tinha visto um Cubo também, mas lá só tinha dois jogos, NFS Underground 2 e Super Mario Sunshine, R$ 200,00 e R$ 180,00, respectivamente.
Não dava pro meu bolso...

Eu fiquei obsessivo. Eu queria um Gamecube e nenhum outro console. Certa vez, com o preço do PS2 já bem menor, minha esposa disse que se eu quisesse um ela compraria. E eu respondi:
"Não! Eu sou Nintendista (isso mesmo). Se for comprar, quero um Gamecube!"
Os preços do Gamecube estava, lá em cima, e não tinha jogo Jack Sparrow por aqui.
Fiquei sem nada...

Aí, certo dia me desfiz de todos os meus consoles. Todos! Eu não tinha mais nada pra jogar, mas estava feliz por que dava pra jogar nos emuladores de Super Nintendo, Nintendo 64 e até Gamecube! 
Mas aí veio o arrependimento, um sentimento de nostalgia. eu não queria mais emuladores. Queria consoles de verdade e queria jogar na TV...

Um a um fui conseguindo meus consoles de volta (mas não tenho mais um Nintendo 64...) Hoje tenho 12 consoles e da Nintendo tenho um Gameboy color, um Nintendo DS, um Super Nintendo, um Famicom e o mais novo membro da família, o Wii....

Mas tenho um console que me arrependo de não tê-lo aproveitado melhor, justamente meu PS2. Em 2010, minha esposa e eu fomos ao Paraguai torrar uma graninha. Eu fui lá pra comprar um Wii, mas não tínhamos levado tanto dinheiro assim, e minha esposa estava comprando o mundo! Se eu levasse meu Wii (eu tinha escolhido um combo com um remote + nunchuk extra, um leitor externo e vários jogos), ia faltar dinheiro pra voltar pra casa!
Pra não ficar sem comprar nada, trouxe um PS2...

Hoje meu PS2 fica lá, paradão. serve apenas pra minha filha assistir Patati Patatá. Eu joguei sim. God of War, Resident Evil 4, PES. Mas o console foi subaproveitado, e isso é triste. Hoje, fazendo uma reflexão sobre minha vida de gamer, vi que perdi muito tempo com um pensamento idiota. Não importa o console, se é sony, Nintendo ou Sega. O que importa é a diversão, as horas no multiplayer...

Eu tenho um catálogo interessante de games para o PS2, e logo falarei sobre eles aqui. O que quero deixar é que, como eu li em vários blogs e sites, precisamos deixar de ser ignorantes e entender que vídeo game é diversão. 
Você pode ter um console favorito, ou uma empresa, mas isso não pode impedi-lo de aproveitar tudo o que todos os consoles têm a oferecer...



5 comentários:

  1. Eu sou da opnião que consoles são apenas meios para jogarmos os jogos que gostamos. Como a empresa que agrupa a grande parte dos jogos que gosto é a Nintendo, inevitável eu ter os consoles dela em primeiro lugar, mas tem jogos de outras plataformas que eu piro muito, principalmente da Sega. Sony também tem um bocado de coisa bacana, mas não ao ponto de eu comprar um console novo dela, agora da Microsoft não vem nada exclusivo que me interessa.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei bem como é. Mas sabe? eu afirmava com todas as letras "ODEIO A SONY! ODEIO O PS2!"

    Era uma babaquice sem tamanho, e só agora que eu vi. Perdi vários jogaços na época do lançamento, como os próprio God of War.
    Agora, duas coisas que soam até engraçadas: Primeiro, eu sempre afirmava que odiava a Sony, que não compraria um PS2, mas amava meu PS1, e até hoje tenho um comigo. segundo, minha esposa ri, dizendo: "Eu queria te dar um Play 2, você é que não queria".

    Fazer o que?

    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Também me amarro mais no PSX do que no PS2, acho que porque joguei mais ele. Mas PS2 agora tá até tentação comprar, muito jogo original bem barato, ainda vou pegar um só pra jogar Metal Gear 3, ICO, GoW, Shadow Of The Colossus e outros bacanas que aparecerem.

    ResponderExcluir
  4. Nunca fui fã alucinado de uma certa empresa, mais confesso que antigamente quando jogava PS1 e PS2 eu ficava bem impressionado com a sony por produzir consoles tão legais e com jogos de boa qualidade, mais sempre vejo mais os jogos doque o console pq os jogos são o que realmente interessam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. O PS1 tinha muitos jogos bons, tanto que jogo até hj. Toh jogando Driver 2 (que nunca terminei), além de eu mesmo criar meus Patches para Winning Elevens. O engraçado é que eu não penso assim com o PS2. Vai entender...

      Excluir