domingo, 11 de março de 2012

Seria o FIM da Nintendo?

Antes e começar quero reafirmar: Sou NINTENDISTA e não quero ver nunca a Nintendo parar de fabricar consoles, mas assim como o pai vê o fim de uma filho viciado, eu temo pela "Big N". (Tah, parece exagerado, mas tenho minhas razões para escrever esse texto).

Todos sabem que a Nintendo "dominou" o mundo nas eras 8 e 16 bits. Tiveram empresas que quiseram enfrentá-la, como a Sega, mas a verdade é que a Nintendo continuou no topo. Eu já li em muitos sites, blogs e revistas que a Nintendo ter perdido o posto de "Nº 1" foi devido à um erro de estratégia com os cartuchos do Nintendo 64 e tal, mas eu vejo de outra maneira: Foi arrogância. Uma arrogância que só quem é o "melhor" pode ter.

Imagine uma empresa dominar um mercado lotado de consoles americanos e posteriormente japoneses. Na época dos 8 e 16 bits foram lançados dezenas de consoles e nenhum conseguiu tirar a sua vendagem. Foi um ou outro caso isolado, mas ela continuou firme. Até mesmo o Megadrive, que foi muito bem, perdeu. E a Nintendo tem hoje milhões de fãs (como eu) que não querem enxergar isso (como eu): A Nintendo pode estar próxima do fim como ela é, e por culpa dela mesma.

Existem pessoas que dizem que a história se repete, e a premissa pode ser verdadeira...

Quando da época do Snes, a Nintendo estava tão confortável em seu posto de Nº 1 que não viu as coisas mudarem. O PC Engine, o Sega CD e sei lá qual outro mais mostraram que o futuro era o CD como mídia de jogos, mas a Nintendo, mas a Nintendo não pensou em um outro console, ela queria um ADD-ON (o Playstation) e nessa história os arrogantes da Big N julgaram que o periférico não era válido. Ela apostou nos cartuchos, fez o Nintendo 64, a Sony abraçou a ideia dos CD´s, fez o Playstation e deu no que deu...

Mas essa arrogância não é uma questão qualquer, e vem do final da era dos 16 Bits. Ela sempre existiu, mas eu era um "Nintendista cego" para enxergar. Não é de hoje que a Nintendo tem um hardware inferior na sua "Guerra Santa". O Snes era inferior em velocidade de processamento em relação ao Mega Drive, e em poder em relação ao Neo Geo. Mas a habilidade em criar ótimos jogos que a Nintendo tem, e o apoio das softhouses faziam a diferença. E no único momento em que ela teve um console realmente superior, o N64, ela falhou justamente por sua arrogância...

Tentar manter o formato cartucho no N64 frente ao Playstation foi um erro dos maiores, cometido apenas por quem diz: "Nós temos Super Mario 64. Quem pode fazer melhor?" Ninguém fez, isso é verdade, mas apenas os jogos produzidos pela própria Nintendo  e da RARE eram realmente bons, ou mesmo excelentes. As outras empresas não faziam nada que prestasse. Claro, haviam bons jogos de outras produtoras, como f1 World Championship ou International Superstar Soccer 64, mas a lista de "bons jogos" do PS1 era muito maior.

Hoje em dia é fácil apontar o erro da Big N e dizer "o Nintendo 64 devia ter sido lançado em CD". Eu mesmo imagino que, caso a Nintendo tivesse lançado o N64 com CD, ela teria apoio maciço das softhouses, veríamos Final Fantasy 7 e 8 muito mais bonitos do que já eram, os jogos da sub-série "Zero" de Street Fighter e outros excelentes games.
Particularmente, caso o N64 CD existisse, seria o "melhor console de todos os tempos". A Nintendo perdeu essa chance, e por sua arrogância...

Uma coisa me incomoda: Se até o Super Nintendo teve uma versão de Street Fighter Zero 2, por que o Nintendo 64, muito superior, não teve?

Agora vou dizer por que tive a ideia de escrever este texto, e que começou com um jogo de Mega Drive: "Battletoads".

O Mega Drive podia ter o "Blast Processor" (ou sei lá como era chamado), que fazia games super velozes. Sonic 2 é o exemplo máximo disso, mas apesar de toda essa velocidade, o console muito inferior ao Super Nintendo. Eu tenho aqui em casa um super Street Fighter 2 do Mega Drive (emprestado de um amigo), e o mesmo jogo para Super Nintendo. Em comparação, o do Mega Drive é menos detalhado, e o som é horrível. As vozes estão terríveis, e no geral, o Snes é superior. Foi falta de habilidade da Capcom em converter o jogo, ou co console não era tudo isso?

E tem outra coisa: Hoje em dia todo mundo reclama que o Nintendo Wii vive de remakes, que não conseguem criar algo realmente novo (fora a Nintendo, é claro), como os jogos para PS3 e X360, mas a coisa era assim já com o Mega Drive. Ou ainda pior.
O Mega Drive tem muitos jogos na sua "jogoteca" quem são versões lançadas para o NES, um console da geração anterior.  Mas esse não é o problema...
O problema é que essas versões eram, por vezes, inferiores às versões do NES! Como é possível um jogo de Mega Drive (um console de 16 bits) ser inferior a um jog de NES (de 8  bits)? Pergunte pra Sega, por que até agora eu não entendi como Battletoads para NES tem abertura e sons melhores do que no Mega Drive. Os cortes no console da Sega foram tantos que nem aquela música que toca quando a gente pausa o game no NES se ouve no Mega Drive. (essa música pareca um funk, sei lá).






O caso é que a Sega sabia que o console era inferior, por isso criava tantos periféricos para ele, ma ai não era arrogância, era burrice mesmo...

Esse pode ser o erro da Nintendo. Primeiro, ela não quis aceitar as mudanças. Não quis o CD. Depois não quis acompanhar o mercado com o DVD no Game Cube. E apesar do sucesso do Wii (e eu adoro o meu), não ter jogos em "alta resolução" faz falta. Puxa vida,  Resident Evil Revelations foi pro 3DS e pro Wii não? O 3DS tem Street Fighter 4 e o Wii não?

Agora ela recuperou o posto de Nº perdido para a Sony. Está no topo novamente. E decidiu inovar. Não quero falar do controle-tablet, mesmo por que todo mundo estranhou o controle do Wii (o Wii remote), mas todo mundo viu que a coisa fuincionou. Funcionou tanto que a Sony (aquela máquina de xerox) fez o PSMove (horrível por sinal. O que é aquilo? uma bola de sorvete em cima do controle?).

O caso é que sou Nintendista, e por gostar tanto desta empresa é que tenho medo que ela esteja usando novamente de sua arrogância. Eu li no UOL Jogos uma frase que dizia (dita pelo Reggie Fils-aime, acho) que o Wii U será levemente superior ao X-Box 360 e ao Playstation 3. Isso não pode ser verdade!! Se for, veja a situação: Eles lançam o Wii U (que talvez nem tenha esse nome mesmo), com gráficos imponentes, controle inovador (de novo), mas ai vem a Sony e a Microsoft e laçam seus PS4 e X-Box 720(!), que com certeza ai serão superiores ao Wii U, e isso pode marcar uma (possível) derrota da Nintendo, já que a ideia de jogadores casuais parece já não surtir tanto efeito, basta ver o Kinect e seus "kinect adventures".

Lançar um console "levemente" superior à geração atual é o mesmo que a Sega fez com o Dreamcast. Ela pode impactar no começo, mas depois pode afundar. A esperança é que a Sega não tinha um, Mário... Um Miyamoto...



Eu uso esse blog para desabafar, falar coisas que as pessoas que conheço não se importam. Para eles se der para jogar PES 2012 já está bom, não importa como. Mesmo não sendo entendido na área, me preocupo com a indústria em si, que a meu ver, está caminhando para um caminho sem volta onde a criatividade "nata" desaparecerá. Ou alguém pensa que a Nintendo continuaria inovando caso saísse dos consoles e virasse uma softhouse qualquer como a sega?

Quanto a criatividade, ainda bem que temos os Angry birds da vida para nos salvar. Como ideias tão simples podem ser tão divertidas?

Mas a intendo tem um trunfo que eu esqueci de mencionar. Trunfo esse que segura as rédeas nos momentos difíceis. Caso a ideia do Wii U não agrade, tomara que você segure as pontas no 3DS, assim como fez no Gameboy Color e no Gameboy Advance, não é Pokemon?



13 comentários:

  1. Eu acho esse lance da Nintendo falir na próxima geração um grande exagero. Na boa, dificilmente vai chegar próximo a isso, mesmo com as ações meio cambaleantes que a empresa vem tomando nos últimos tempos. E sobre a potência do Wii U eu não lembro de ter escutado nada concreto sobre o seu hardware, então o jeito é esperar até a E3.

    ResponderExcluir
  2. Fala Tchulanguero! Tudo na santa paz?
    Cara, eu escrevi este texto mês passado e só postei agora, tava perdido no meu pc, e certas coisas até eu mesmo já mudei de ideia, mas como eu não tinha nada para colocar foi este mesmo. Agora, para responder ao seu comentário eu gostaria de colar (isso mesmo, colar!) um comentário que fiz em outro site, mas que tem tudo a ver, já que fiz no mesmo dia. Obrigado...
    ------------------------------------------------
    João Roberto 1 mês atrás
    Puxa vida, isso nos leva ao "fim dos 'istas' ", não é?
    Eu sempre me considerei "nintendista", mas hoje acho que sou fã de video games. Desta geração tenho apenas o Wii (mas quero o X360 e o Zeebo (?) ).
    O que seu post não diz, mas acho qeu em "essência" diz, é que o mercado está mudando, e a revolução
    ( não é revolution, o antigo nome do Wii), começou já com o PS1. Entenda, várias empresas vieram com táticas diferentes, como a 3DO (todo mundo podia fazer um), a SNK com seus arcades caseiros, etantas outras que nunca fizeram nada de bom. Até mesmo a Apple, tão famosa e idolatrada por tudo o que faz, não conseguiu nada. MAs a sony conseguiu, e chega deste papo de "o ps1 era pra ser um add-on do snes", o fato é que a Sony abriu uma porta e muitos outros foram junto.
    Existe mercado para todo tipo de gamer,o casual, o hardcore. Eu mesmo não sou nem um e nem outro, sou "na minha", se der pra jogar bem, se não, fazer o que?
    Mas algo que está me incomodando é um sinal que a própria nintendo está deixando escapar: ela pode estar indo para o fim do poço, assim como a Sega. Olha, hoje, com todo sucesso que o Wii e o DS ( e antes dele o GBA... Gbc), é dificil afirmar, mas e a SEGA? Hoje é facil pra um idiotas tetudos dizerem que a SEGA errou e decretou o próprio fim com as bizarrices de SEGA CD, ou 32X, o Saturn... mas quem podia prever isso na época? Pombas, o mega drive fez um baita sucesso, sonic foi o único "anti-mário" que realmente funcionou. Me diga qual é o personagem "vendedor de X360"? E de PS3? God of War, gears of war, halo, podem se sucesso, vender milhões como Call of duty, mas não dão identidade ao console, à empresa. É por isso que a Nintendo é o que é? Ela pega mario, link, donkey kog e trata como se deve tratar os filhos, com carinho e amor. Quem é o filho da Sony? Kratos? Kratos não faz a mãe comprar um jogo e dar de presente ao filho.
    Hoje é facil dizer que somos adultos e compramos nossos games, mas fomos crianças e dependiamos dos pais, assim como muitos ainda dependem.
    Mas essa atitude da nintendo de não "seguir o bonde" pode fazer com que ela saia do mercado de consoles. Até um dvd player faz falta. não digo realmente faça falta, afinal, muitod dos que reclamaram qye o game cube não lia dvd tinha um dvd player exclusivo para isso. Esses adicionais como internet, dvd, foto (me diga quem precisa ver foto em video game? voce chama os amigos em casa pra passar uma tarde vendo fotos do natal?), não são necessarios de verdade, mas todos querem se engrandecer para o amigo. omagine a cena:
    - o meu PS3 roda cd de musica.
    - mas vc não tem um radio em casa?
    - sim, tenho.
    - então pra que ouvir musica no video game?
    - hã... er... ah é legal, oras!

    Mas a nintendo devia colocar essas "coisas", não por serem necessarias, mas pq todos reclamam dizendo " mas o X360 tem!"
    E ainda tem a questão dos graficos. Não dah pra criar um console mais potente? parece a tática de empresa automobilistica chinesa, "vamos fazer um carro, mas pra que banco de couro se pode ter estofamento comum? pra que ar condicionado? que o motorista abra o vidro!"

    ResponderExcluir
  3. Tchulanguero, o cometário está dividido por que deu pau aqui, continua embaixo...

    Se a Nintendo criasse o Wii, do jeitinho que fizeram, sem tirar nem por em questão de controle, casualismo e tal, mas investisse em hardware pra disputar de verdade com sony e Microsoft, o mercado se renderia à ela e diria: "não você são realmente os melhores!" É só imaginar uma coisa: Imagine o Wii com hardware identico ao PS3, com bluray e tudo. (apenas imagine, sem fanatismo idiota, ok?). Se você conseguiu imaginar, pegue toda a biblioteca do Wii, todos os jogos e acrescente os multiplataforma de de X360 e ps3. Call of duty modern warfare com gráficos de ps3 e jogabilidade Wii? seria fantastico!!
    Mas a nintendo optou por outro caminho, chamou a atençaõ, vendeu muito, mas agora tem a mesmo obrigação da Apple de sempre surpreender, e se o Wii U não for "tudo isso", corre o risco de ser um Nintendo 64 (console bacana, mas quero um ps1). Talvez inventar demais (com esse controle-tablet em uma geração que parece não querer mais controles normais), e se afunde. para nós, nintendistas não, "gamers", seria muito triste, assim como foi a saída da Sega do mercado de consoles...

    Nossa, escrevi demais, acho que foi mais um desabafo, mas valeu...
    T+ pessoal, bom jogos para vocês e torçam, assim como eu, que a nintendo nunca "morra", mas que continue influenciando à todos, para que sempre tenhamos bons jogos para (como diria o Dinho dos mamonas) pleiar!!

    ResponderExcluir
  4. PS: Eu sei que a Nintendo não irá "morrer", foi só força de expressão... Valeu!! T+

    ResponderExcluir
  5. Hwa hwa hwa, seu comentário é imenso (daria um escrito), então vou comentar apenas os pontos que me chamaram mais a atenção.

    "Hoje é facil pra um idiotas tetudos dizerem que a SEGA errou e decretou o próprio fim com as bizarrices de SEGA CD, ou 32X, o Saturn... mas quem podia prever isso na época?"

    A própria galeria da SEGA já previa isto, tanto que é fato conhecido que já queriam parar depois do Mega Drive por não enxergarem uma forma de se manter no mercado. Eram idéias ruins apoiadas por administradores ruins. Sei que não tem nada a ver com o seu texto, mas sempre deixo minha opnião sobre isto.

    "Mas a nintendo devia colocar essas 'coisas', não por serem necessarias, mas pq todos reclamam dizendo 'mas o X360 tem!'"

    Essas firulas não fazem diferenças. O grande calcanhar de aquiles em termos de recursos do Wii é a falta de uma rede online bem estruturada. Nunca vi o X-Box 360 ser vendido com um diferencial multimídia, somente o PS3 chegou próximo a isto com o leitor de Blu-Ray, e mesmo assim hoje isto nem é um diferencial tão grande. Inclusive soluções online mais interessantes como o Netflix estão presentes em todos os consoles, incluindo o Wii.

    "Se a Nintendo criasse o Wii, do jeitinho que fizeram, sem tirar nem por em questão de controle, casualismo e tal, mas investisse em hardware pra disputar de verdade com sony e Microsoft, o mercado se renderia à ela e diria: 'não você são realmente os melhores!'"

    Repetir o GameCube? Um vídeo-game com um hardware monstruoso e ignorado por todos? Os vídeo-games mais poderosos dificilmente são líderes da geração, e isto se você considerar o SNES superior ao Mega Drive, caso contrário troque dificilmente por nunca. Mas existem outros dois grandes fatores para o Wii ser do jeito que é: foco e custo. O foco do Wii sempre foi em atrair jogadores em potencial ao invés de agradar jogadores regulares, e para isto era necessário muito mais fator diversão do que gráficos. Outra é que a Nintendo sempre prezou por consoles baratos, e colocar todo o custo dos controles com sensores de movimento naquela época aliado a processador e gpu topo de linha encareceria demais o projeto.

    A Nintendo deu mancada em dois pontos na última geração: Wii Remote, que deveria ser o Wii Remote Plus desde o princípio, e neste caso um custo um pouco maior seria justificável. E apoiar melhor os estúdios de terceiros trazendo grandes títulos para o seu console.

    Nesta próxima geração duvido que os gráficos ultra-fodões serão diferencial novamente, isto só foi relevante entre a 4ª, 5ª e 6ª geração, depois a coisa se estabilizou, o salto será menor. Eu vejo que até a Microsoft vai apostar muito em jogabilidade no seu próximo console, botando muito mais fichas em evoluir o Kinect do que em gráficos, que aliás é uma filosofia bem característica da Sony, afinal do PSX ao PS3 a única grande diferença são os números.

    Enfim, comentário gigante também, rzs.

    ResponderExcluir
  6. HAHAHAHA!! Depois o meu cometário foi imenso!! legal..

    Tah, deixa eu ver... Sim, alguns pontos que você citou como encarecimento do projeto com gráficos e tal eu já sabia, mas quando escrevi o "comentário" não era nisso que eu estava pensando, embora fosse importante.

    Em relação ao conteúdo multimídia falo muito em relação ao mercado brasileiro, não sei bem como é lá fora, mas acredito que não seja como aqui, mas como o Brasil não é tratado como mercado assim como EUA e Japão, vou deixar esse comentário para outra hora (sinceras desculpas).

    Em relação aos "gráficos ultra-fodões", devo concordar com você e não por causa do Wii, mas causa dos jogos para celular, tablets e afins. O mercado descobriu uma fatia a explorar e isso é um fato. Se não me engano foram mais de 500 milhões de downloads de Angry Birds para tudo quanto é plataforma, é uma marca respeitável ou não?

    Agora vou atacar com uma bola de cristal (do Paraguai). A "próxima geração" virá com enfoque nos jogos de interação por que deu certo nesta geração, assim como o primeiro X-Box veio com uma batelada de tiro em primeira pessoa (termo ridículo, mas melhor que "jogo de corredor" que usavam nos anos 90). Ai virá alguém com alguma solução, um outro gênero e o mercado irá atrás, afinal se dá dinheiro... Mas acho que até você já comentou isso, então é chover no molhado.
    Pra finalizar, não sei bem o que pensar, acho que tenho que fazer o que você escreveu, esperar a E3 pra ver o que vai dar...

    UFA!! Valeu!!

    ResponderExcluir
  7. Eu não acredito que a Nintendo esteja próxima do fim. O Nintendo Wii vendeu mais consoles que o PS3 e o Xbox 360 na sétima geração. E o Nintendo 3DS está sendo um sucesso colossal no mundo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu também não acredito no fim da Nintendo, mas não deixo de pensar no fim dela como ela é. E isso já aconteceu antes. Nas outras gerações ela tinha aquela censura de material que tanto atrapalhou a gente, basta ver que Mortal Kombat não tinha sangue e jogos violentos nele nem chegaram a ser lançados, como Splatterhouse, que com certeza seria sucesso. Mas depois disso vieram Resident Evil 2 no Nintendo 64 e todos no Game cube. A Nintendo se reinventou na geração Wii, e penso que deverá se reinventar agora com o Wii U, mas não digo que ela irá falir...

      Excluir
  8. A nitendo era a primeira em jogos antigos mas por n ser abertas a novas idéias se fudeu o PS3 da uma surra no WII nem de longe o wii supera o PS3 o unico jogo que presta do Wii é Zelda o resto é uma bosta eles estragaram "Mario Kart" mario world e até estragaram Mortal Kombat é o fim


    Por isso a nitendo vai falir e fodasse e quero é que falha msm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, respeito Tua opinião, mas dizer que a Nintendo se "fu@$#" com o Wii é uma inverdade. Os números estão ai para provar que o Wii foi o vencedor desta geração, com as maiores vendas e o PS3 não consegue superar nem o X-Box 360 em vendas de consoles e jogos.

      A Nitendo era a primeira em jogos antigos? Verdade, mas dizer que o único jogo que presta é Zelda mostra um total desconhecimento das franquias que aportaram no Wii, já que tivemos pérolas como Super Mario Galaxy - que se você for daqueles que gostam de apenas ver números dê uma procurada pelo Google pelas notas que ele e seu sucessor tiveram.
      O PS3 é superior ao Wii? Sim, é verdade, até eu disse isso aqui, mas isso não importa em relação aos jogos e isso, meu amigo, até a tua amada Sony já enxergou, afinal ele copiaram a ideia de NINTENDO e lançaram aquele controle horrível chamado PSMove com uma bola de sorvete em cima.

      E pode acreditar, a Nintendo não vai falir e se isso acontcesse seria pior para toda a indústria, pois muita das ideia que você joga no PS3 (você tem um, né?) foram copiadas dos consoles Nintendo. Quer que eu enumere? Vamos a alguns:
      1 - Função Rumble (tremida no controle) - criada no Nintendo 64
      2- Controle analógico -Nintendo 64
      3- Controle por movimentos - Wii

      Nós temos que der críticos, mas a cegueira nula qualquer expectativa...

      Excluir
  9. Não sou daqueles, viciados sonysta, nintendista, xboxtista...
    hj em dia tenho um snes, tenho ps 1,2 e 3.

    Eu parei de jogar, pq a nintendo so ficava naquilo de Mario...
    Mario e Mario...
    Tava parecenndo até a SNK, so com remakes do KOF.

    Eu passei a gostar mais do Ps.
    pq o nintendo ja nao estava mais me satisfazendo com os jogos. Eu comecei a achar os jogos meio infantis e tals....

    Hj em dia so compraria um Wii.
    para poder jogar alguns titulos do Gamecube, que é melhor graficamente que do PS2...

    Jogos como, Resident Evil 0 e Remake...
    Enfim cara espero que a nintendo nao tenha o mesmo fim que a Sega...

    ps...

    Vectrex foi o primeiro com alavanca analógica (Analog Stick).

    O Atari Jaguar foi o primeiro console 64-bit mas tinha diversos processadores que somados davam 64.

    Bally Astrocade foi o primeiro com 4 entradas...
    o nintendo 64 foi o primeiro a integrar tudo isso junto.
    rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu mais sinto falta nos jogos de hj, são historias que te prendem.
      Finais de personagens bem elaborados, historia dos persoangens nos jogos de luta.
      voce ve Street Fighter (essa nova geração), Porra uma merda um desenho estatico o cara falando bla bla, e no final uma cena de anime de 1 minuto...

      esses jogos de fases, pow quando chegam a 10 fases é muito.
      Antigamente um jogo tinha, tinha fase pra cacete.
      Ve o Donkey Kong.
      eles estão focando mt em grafico e esquecendo, do principal a historio enredo e Diversão!

      Excluir
    2. E aeh, Sr Anonymous!

      Valeu pela aula de história dos games, acho que os sites que eu li estão meio desatualizados! kkkkkkkkkkk
      Agora, esse Bally Astrocade nunca ouvi falar rsrs

      Talves eu entenda o que você quis dizer: Você disse que tem um Snes, PS1,2 e3. Quando o PS1 saiu tinha muito jogo bom. Muito mesmo. RE, Final Fantasy 7, Driver 1 e 2, Parasite Eve e por aí vai. Nessa o Nintendo 64 ficou devendo. Tinha sim jogos bons, alguns como Super Mario 64 e Zelda: Ocarine of Time o PS1 nem chegou perto, mas era só isso. Existem 1 milhão de motivos pro PS1 ter dominado o mercado e esse foi um desses motivos.

      Eu joguei apenas o Street Fighter 4 no PC (no Xbox 360 não conta, foi no de um amigo e foram poucas lutas)- e também não gostei das sequências de anime. No começo é legal, mas depois enjoa. O que eu quero é debulhar o jogo como era antigamente. Eu gostei do SF4, mas meus favoritos ainda são Street Fighter zero 2 e Street Fighter 3 (no Dreamcast).

      Esse negócio d história também não é muito legal. Dependendo do jogo que você escolhe, você anda 1 minuto e vem uma CG de 5 minutos. Aí você enfrenta um monstro que leva 2 minutos para ser derrotado e mais 5 minutos de vídeo. Ás vezes cansa...

      Valeu pelos comentários e T+

      Excluir