domingo, 18 de março de 2012

Formula 1 - Quanta emoção... Só nos vídeo games.



Entra ano e sai ano e eu continuo achando que só sendo louco para acordar de madrugada para assistir Formula 1 na TV. E é justamente isso o que eu faço todos os anos. Fazer o que?

Primeiramente, é preciso lutar contra o sono. Se fosse o sono da falta de dormir seria tudo normal, pois nestes últimos dias eu estou de férias e tenho jogado até um pouco mais tarde. E, além disso, eu gosto de acompanhar 2 homens e meio no SBT (mesmo tendo várias temporadas aqui em casa em DVD), pelo simples fato de assistir.

A luta a que me refiro é a luta para prestar atenção à uma categoria que há muito tempo não empolga, onde a tecnologia (necessária, é claro) deixa tudo muito genérico. Pode ser que eu seja puritano, mas para mim não existe mais "braço", tudo é resolvido no botão, e o piloto é peça "dispensável" na categoria. E a mesma categoria perdeu seu encanto, não é mais a mesma. Prova disso são as constantes mudanças nas regras. Foram mudanças nos treinos classificatórios (Q1, Q2 e Q3), na pontuação (antigamente o sistema era o 1º lugar ganhava 10 pontos, o 2º 6 pontos, dai passou a ser o 1º 10 o 2º 8 pts - hoje são os absurdos 1º 25 pontos, o 2º 20 pontos!), tudo isso para chamar atenção, mas não adianta nada.

Outro ponto são as "hegemonias" criadas. Nos anos 2000 fora 5 anos direto somente de Michael Schumacher (ele já havia levado os títulos de 1994/95 pela Benetton). Depois tivemos 2 anos de Fernando Alonso, Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton, Jenson Button e Vettel (possível nova hegemonia).
Olha que bico horrível da Ferrari 2012!!

O torcedor brasileiro é ao mesmo tempo apaixonado e frustrado, esperando que das cinzas da categoria apareça uma Fênix (entenda "novo Senna")que traga títulos para o país. O Barrichello sempre foi achincalhado por nunca ganhar nada. Depois todos depositaram as esperanças em Felipe Massa, quem a única chance real foi no campeonato vencido por Lewis Hamilton na última curva em Interlagos. Hoje temos um Bruno Senna, mas nem de longe ele parece ser "o novo Senna" que todos esperam...
Será que o Bruno pode "virar" o tio dele? Só o tempo dirá...

E uma verdade é que a Formula 1 tem mais emoção no mundo dos vídeo games, desde a época das cavernas dos mesmos. Eu mesmo passei muitas madrugadas jogando Nigel Mansell´s F1 Challenge no Super Nintendo ou F1 2000 no PSX. F1 World Grand Prix também foi um game excelente no Nintendo 64. Mas foi GP3 (ou Grand Prix 3, de Geoff Crammond) para PC que mudou minha visão sobre o que é um bom game de F1.
Grand Prix 3 para PC
F1 World Grand Prix no Nintendo 64

Em GP3, por ser um game de PC, existem várias ferramentas criadas para mudar e melhorar a diversão. Nele é possível alterar qualquer coisa, desde os carros, pilotos e pistas, até mesmo as músicas e inserir narração, coisa que não existe no original! Os pilotos são salvos em "carsets", arquivos que contém todas as informações sobre os carros, imagens e afins. Eu mesmo criava meus carsets juntando vários pilotos de todos os anos, fazendo então uma disputa em que no Grid estavam Ayrton Senna, Alain Prost, Michael Schumacher, Gilles Villeneuve, Emerson Fitipaldi, Nelson Piquet e, é claro, EU!!

Vídeo com alguns carsets de Grand Prix 3


Eu até mesmo participava de um campeonato, GPG Superleague, disputado em corridas off-line, em que um responsável juntava vários carros criados por nós e gravava a corrida, postando e seu site o vídeo e o resultado. No campeonato a minha equipe era a GRM, ou Grêmio Motorsport!!

Mas ai eu sai da cena do PC e passei um tempo no limbo, até que consegui meu PSP e joguei F1 Grand Prix. Na verdade, F1GP é um jogo safado e sem-vergonha criado pela própria Sony apenas para ganhar um dinheiro com os fãs da categoria, pois apesar de ser um game bonito,e sim, é muito bonito, tem falhas terríveis na jogabilidade e sistema de colisão. Depois disso joguei F1 06 no PSP, que é o mesmo jogo lançado para PS2, também da Sony. É um bom jogo, com destaque para o modo carreira, mas não chega nem perto do GP3.

Mas tudo começou a mudar quando os direitos da categoria foram comprados pela CodeMasters, velha conhecida dos jogadores de PC pelos excelentes jogos de corrida, como Toca -Touring Car Racing. Pode ser babação, mas pra mim os caras "têm o dom" de criar jogos de corrida. Nunca sai nada ruim. E com isso saiu F1 2009 para PSP e Wii. Eu joguei primeiro para PSP e só agora pude jogar no console da Nintendo.
F1 2009 no Wii

F1 2009 para PSP foi um bom jogo, com ótimos gráficos e excelente jogabilidade, apresentando todos os carro da temporada 2009 (claro!) em que o campeão foi Jenson Button com sua (surpreendente) Brown GP. No game tínhamos o já conhecido modo carreira, ms com duração de apenas 3 anos, então não há muito o que se fazer. Mas mesmo assim é um ótimo jogo, e os efeitos de luz e os próprios gráficos na telinha do PSP ficaram ótimos (mesmo que às vezes pareçam um pouco "quadrados").

Mas é claro que F1 2009 foi apenas uma prévia para o lançamento de F1 2010 para X-Box 360, PS3 e PC.
Muito superior às versões de PSP e Wii, F1 2010 (que eu joguei no PS3 do cunhado da minha esposa) é muito bonito, com uma jogabilidade "nervosa" e não muito fácil de se jogar. Na verdade você tem que "aprender" a jogar Formula 1 de novo, e como eu não tenho um PS3 fiquei apenas na vontade. 
Uma sensação fantástica que tive foi a de guiar o carro na chuva. Os detalhes são muito legais e se não entrar direito na curva, devido à pista molhada, seu carro sai mesmo e não tem como controlar. Depois de jogar um pouco de F1 2010 eu vi que a franquia precisava mesmo sair das mãos da Sony, que estava acabando com a série.
F1 2010 no PS3

Para se ter uma ideia, e quem jogou sabe, F1 06 no PS2 podia ser bonito e ter um modo carreira bacana, além da narração em português de Portugal, mas era um jogo todo bugado, com Slows terríveis que faziam o game parecer Top Gear Rally do Nintendo 64 de tão lento. E quando eu joguei F1 2009 no Wii utilizando o sensor de movimento para controlar o carro tudo só ficou ainda mais legal...

Pena eu não ter jogado F1 2011 em nenhuma plataforma, pois dizem que ficou ainda melhor...

Bem, é isso. Era para esse texto ser apenas um comentário no Facebook, mas veio pra cá...
E ainda bem que temos bons jogos de Formula 1 para jogar nos consoles e emuladores da vida, pois a emoção é mais garantida do que ver os pilotos reais na TV. fazer o que?


                       Este é o vídeo de uma etapa do GPS Superleague (note o trabalho de edição).
                                
GPGSL-3 - South Africa from Rodrigo Vilela on Vimeo.

2 comentários:

  1. F-1 de verdade eu não acompanho a anos, perdeu a graça. Os jogos eu adoro, mas sou uma negação. Eu tenho esse cartucho do 64 e as vezes brinco nele, mas só para terminar uma corrida com o carro inteiro já é um parto, rzs.

    ResponderExcluir
  2. HAHAha, legal. Eu também não sou lá essas coisas, mas dá pra ganhar uma corrida aqui, outra ali. Menos Mônaco, claro, que se jogo com o sistema de danos no carro não duro 1 volta. Mas pra mim qualquer jogo de F1 tem a vantagem de ser "pega o carro e vai pra pista". Não tenho mais saco pra jogar Gran Turismo e sua infinidade de licenças, por exemplo. Hum... Se bem que F1 2010 é bem enrolado, tem até coletiva de imprensa no início. É... nem F1 é mais tão prático.

    Agora,quanto a assistir as corridas na TV, bem, hoje não deu. Dormi demais, rsrs.

    ResponderExcluir