segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

(Pra que ler) Análises de vídeo Games (?)

Essa é uma pergunta que me faço. Eu sempre procuro pela Net alguma imagem ou análise de algum jogo que eu queira jogar. Existem jogos que vejo apenas para conferir se têm alguma novidade, como os Fifa 12 e PES 2012, ou algum Final Fantasy. Agora, uma análise não deve nortear minha escolha, afinal, quem analisa um jogo, seja para algum blog ou site é, em primeiro lugar, um jogador como eu e com isso, tem suas preferências e visões sobre o tema.
Vejamos um exemplo: O fulano Tal analisa (mais uma vez o exemplo acima) Fifa 12. Mas tem um problema, o tal "analista" é fã da série PES, então ele irá encontrar pontos positivos sim, mas irá compará-los com os de seu jogo favorito e irá escrever suas linhas como um fã de PES escrevendo sobre Fifa. Para ver como isso funciona basta dar uma sapeada pelos blogs e sites por ai e ver como eles fazer. Exitem os blogueiros de fim de semana (como eu. Posso ser chamado assim?) que não medem esforços para enaltecer suas séries e detonar as séries rivais. E com isso entramos mais uma vez na velha história de Seguistas, Nintendistas, Sonistas, PESistas (!) e Fifeiros. Que chatos isso, não?

Bem, gosto é gosto e isso não se discute, mas o que quero dizer com essas poucas linhas é: "Até quando é valido ler uma análise de qualquer jogo?" Claro, uma análise séria nos tira da "roubada" de adquirir um game ruim, mal acabado e com certeza nos tiraria o sono mais por seus defeitos do que por suas virtudes, mas o que me irrita é quando alguém leva a palavra do tal "analista" como se fosse a tábua dos 10 mandamentos. Puxa vida, quem disse que ele teve o melhor "olho" pra coisa? E se ele tinha uma expectativa lá em cima e se decepcionou com alguma coisa? Isso aconteceu comigo com o jogo Need for Speed Hot Pursuit para Nintendo Wii mas eu não sou analista. Nem chego perto disso. Aqui o espaço é só pra eu escrever o que der na telha, gostem ou não.

Agora pela manhã estava eu aproveitando minha folga do carnaval e li uma análise do jogo NeverDead para PS3 no Uol Jogos. Bem, eu li a análise e também não tive uma ideia muito boa sobre o jogo, mas até ai tudo bem, por que EU NÃO TENHO UM PS3. Se o jogo é maravilhoso ou uma droga pra mim não faz diferença, mas dando uma olhada nos comentários não deixei de me irritar.



Agora uma pergunta: Que tipo de gamer é este carinha ai na foto? Será que ele joga pra se divertir, por que games são para isso, ou ele é um "Maria vai com as outras" e "se alguém falar bem do game eu jogo, senão ´to fora"?

Uma análise é importante até para conhecermos algum ponto que não saibamos por um motivo ou por outro, mas se tivermos o pensamento do figura ai da foto com certeza perderemos muitos jogos excelentes apenas por que um "analista" acordou de mau humor...

2 comentários:

  1. Isso é foda mesmo, já cansei de ler análises metendo o pau em um jogo que era bom. Por isso que quando quero ter uma idéia do jogo eu leio várias análises, além da opnião do pessoal em fóruns e afins.

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que me irrita? São os moleques que só jogam PES e falam de algum outro jogo só pelo que leram na internet.
    Você tem que ver o que eu passo aqui na minha cidade quando alguém pergunta e eu falo que tenho um Wii: "Wii? Jogo de criança! Bom mesmo é X-Box!"

    these players go to hell

    ResponderExcluir