quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PERSONAGENS DOS QUADRINHOS NOS GAMES QUE JOGUEI

O primeiro contato que tive com os personagens de quadrinhos nos vídeo games foi com o jogo do Homem-Aranha, para o Atari 2600. O jogo consistia em apenas subir um prédio, sempre tomado cuidado para não acertar uma janela e cair. Ao chegar lá em cima você encontra um vilão (parece que é o Duende Verde), que te joga lá embaixo.
Nessa e´poca em nem sabia que o Homem-Aranha era personagem de quadrinhos...




Meu próximo contato com os heróis foi no jogo Spiderman/Venom: Maximum Carnage. Esse jogo foi baseado em uma minissérie lançada no Brasil intitulada "Carnificina Total." Quando joguei pela primeira vez, na casa de um amigo, eu já assistia ao desenho do Heme-Aranha que passava na TV Colosso (ou seria o programa da Angélica?). O game era excelente, mas era a época em que juntávamos vários guris na sala pra jogar no sistema "Uma vida de cada", e isso acabava sendo injusto. E, também, sempre tinha alguém pra dizer:"Vamos jogar Mortal Kombat?"

Foi então que conheci as máquinas de arcade. Eu matava as aulas pra jogar num Fliper no centro. Pena que o lugar não exista mais, hoje é uma Igreja Universal. Eu me lembro que fui lá pra jogar Street Fighter Zero, mas outra máquina chamou minha atenção: "Marvel super Heroes!" Na época todo mundo só jogava com o Homem de Ferro por causa daquele canhão apelão dele, mas eu só jogava com o Homem-Aranha. "MAXIMUM SPIDER!"





Eu não joguei X-Men: Children of the Atom na época, só depois, via emulação, mas também era um  jogo muito bom. Mas um game que eu me divertia muito era X-Men vs Street Fighter. O jogo era sensacional. Colocar Ryu e Ken pra enfrentar Wolverine e Ciclope foi uma grande ideia, principalmente por que tinha a jogabilidade "Street" e aquelas mágias apelonas, hadoukens gigantes e, querendo ou não, aqueles super-pulos nas máquinas arcade eram muito legais...



Mas foi justamente com X-Men vs Street Fighter que eu conheci o lado negro da força que move os jogadores. Inúmeras foram as vezes que eu ia lá, jogava todas as lutas e próximo do Apocalipse, vinha um imundiçado retardado que enfiava a ficha e me desafiava. Aquilo me deixava tão louco que eu pedia a maiorias das lutas.
Outras vezes vinham os moleques engraxates e ficavam lá falando no meu ouvido"Ei, deixa eu jogar que eu ganho pra você" ou "Se você não me deixar jogar você vai perder". Isso me lembrou outra história...
Eu estava jogando Street Fighter Zero 2. Eu tinha matado aula e cheguei bem cedo no fliper. Enquanto eu jogava, uns 6 engraxates fecharam em volta de mim e um deles tirou uma faca, me ameaçando. Eu olhei pra ver se o dono estava vendo aquilo,mas ele tinha saído. Eu tinha 12 anos. Os moleques começaram a me empurrar e o da faca encostou-a na minha barriga. "Me dá as fichas!" Eu entreguei minhas 5 fichas e fui embora. Nunca mais voltei lá sozinho...

Tempos depois, já com meu PS1, eu joguei o melhor game baseado em um Personagem de HQ na minha opinião (e não, eu ão joguei Batman: Arkham Asylum): Spiderman.
Spiderman era excelente, com um desafio na medida. Eu não sosseguei enquanto não zerei e depois ficava zanzando pelas fases em busca de capas de revistas e novos uniformes. Até hoje me lembro da fuga, na última fase, do monstro Octopus/Carnificina.
Dia desses tentei jogar a versão para Nintendo 64, mas a ausência de FMV (no N64 a história é narrada em forma de quadrinhos) me desanimou.

Depois disso joguei outros games, mais novos ou mais antigos, como X-Men para Mega Drive, Hulk para PS2, Captain America and the Avengers para Nes, entre outros. Os últimos que joguei e gostei bastante foram os "Marvel Ultimate Alliance 1 e 2" para PSP.









Em geral, os games baseados em personagens da Marvel são muito bons. X-Men: Mutant Academy 1 e 2  para PS1 são ótimos jogos de luta para o console e nem preciso falar de Marvel vs Capcom. É uma pena que os games bsaeados nos personagens DC sejam tão ruins. se bem que dizem que os Batman para Xboz 360/PS3 são muito bons.

É claro que existem outros jogos baseados em quadrinhos. Alguns bons, outros ruins. Nessa leva temos Demolidor, Justiceiro, Mulher-gato (Arght!) Juiz Dredd e muitos mais.



E pra terminar, lembrei de um game que jogo até hoje: Comix Zone, para Mega Drive, que é narrado em formato HQ, com uma ótima jogabilidade e desafiantre como todo bom jogo deve ser. Esse, pra quem não conhece, vale a pena conferir...

2 comentários: