sábado, 7 de janeiro de 2012

NEED FOR SPEED HOT PURSUIT Wii

Eu pensei que seria um grande jogo... Mas me enganei.


Em primeiro lugar quero deixar claro que sou fã da Nintendo e eu queria há tempos um Wii, e que também compreendo que ele é inferior tecnicamente ao PS3 e ao X-Box 360. Mas nunca foi a parte técnica que me fazia querer o console e sim o "fator Big N". Mario, Zelda e cia são garantia de diversão, resultam em grandes games e pouco importa a qualidade gráfica quanto à isso.
Mas o Wii tem jogos com belos gráficos e qualidade acima da média, como super Mario Galaxy 2 (que eu estou longe) e Zelda : Skyward sword (que ainda nem comecei direito).
Agora, o que irrita são as comparações feitas entre Wii / PS3 / X360. Basta uma sapeada no youtube e encontramos vídeos "Call of Duty: Modern Warfare 3 Wii vs PS3!"
Todo jogador deve ter em mente que tal comparação é inviável, já que são hardware completamente diferentes. E foi com esse pensamento que joguei Need For Speed Hot Pursuit no Wii.

                                                           Comparações




Acompanhando sites e blogs na rede, eu vi muitas comparações de NFS Hot Pursuit, mas não queria levar aquelas comparações à sério, principalmente pelo que escrevi acima sobre hardware. Todos diziam que o game era ruim, que não se comparava às versões parrudas de PS3 e X360, mas eu queria ver com meus próprios olhos.
De início o game me agradou, já que a EA parecia ter decidido usar o visual mais parecido com NFS Nitro, que é um jogo muito legal. Os carros, apesar de pouco detalhados, passam uma boa impressão, mas os cenários poderia ter sido mais bem trabalhados.
Dizer agora que o Wii não tem capacidades suficientes para gerar gráficos melhores também não é justificativa, principalmente para quem jogou F1 2009, game produzido pela Codematers. Visualmente F1 2009 é muito bom, com gráficos detalhados, carros bem desenhados e efeitos de luz muito bons. E a Codemasters deve saber o caminho das pedras para se programar no Wii, já que Colin McRae Dirt 2, da mesma, também é bem feito.
Então não é justificativa pra EA fazer um jogo com visual tão ruim. Mas se fosse só esse o problema, daria-se um jeito. Mas...

                                              Mas e o jogo? como é que é?


Difícil falar de NSFHP. Eu estava com a expectativa lá em cima, e na hora fiquei muito decepcionado. E não foi só na parte visual. A mecânica do jogo é muito estranha, mal feita. Os carro tendem a não ficar no traçado na hora de fazer uma curva no melhor estilo drift. Em NFS Nitro, quem jogou sabe, é muito legal fazer esse ponto do game. E a jogabilidade de Hot pursuit também deixa a desejar. Os carros são duros e não respondem como a gente quer nas curvas. E quando colidimos com algum outro carro, o nosso sai do traçado de lado, parecendo uma caixa de fósforos. Acho que anos e anos jogando games de corrida nos faz saber como um carro virtual deve se comportar em situações assim.
E o game é exagerado. Qualquer coisa o nosso carro sai voando (quase literalmente). Um choque qualquer joga nosso carro pra cima, como se fosse uma bola de futebol. é difícil entender como a EA, que fez NFS Nitro, um game com visual cartunesco, sem maiores pretensões quanto a realidade, fazer um game tão ruim.
Seria melhor lançar outro game no lugar de Hot Pursuit, mas o game era o assunto do momento na época, e eu desconheço os números, mas deve ter vendido bem por causa da fama das versões de PC/PS3/X360.

Eu não sou de falar mal de games que eu jogo, prefiro nem comentar sobre eles, mas NFS Hot Pursuit Wii não foi o que eu esperava. E tem aqueles itens que a gente pegar durante a corrida. O item de piloto automático é terrível! O carro simplesmente dá um salto para ficar na melhor linha e dane-se a realidade da coisa!
Eu já sabia que não dava pra comparar com as outras versões, mas acredito que com um pouquinho de boa vontade dava pra EA fazer algo melhor...


Um comentário:

  1. Pra que MSN se não usa entra ai para a gente conversar...

    ROSEMAR!!!

    ResponderExcluir