quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Uma besteira chamada "Call of Duty" - Parte 1

Primeiramente quero escrever que este texto será dividido em duas partes por um motivo óbvio: Eu terminei Modern Warfare Reflex no sábado e Modern Warfare 3 no domingo, e cada jogo teve seu impacto, seja em pontos positivos ou negativos...


Tango Down...

Há tempos eu queria jogar Call of Duty, mas eu não tinha (e ainda não tenho) um Xbox 360, PS3 ou PC com uma boa configuração. 
Eu conheci o primeiro Call of Duty (ainda ambientado na 2ª guerra) na época que eu só queria saber de jogar no PC. Eu jogava Medal of Honor Allied Assault na época (pra mim o melhor da série, com seu feeling "O Resgate do soldado Ryan"). E Call of Duty me surpreendeu. Era rápido, bonito e melhor que o rival "Honor".

Depois de saturar o tema da 2ª Guerra, a série avançou no tempo e entrou nos combates modernos, foi quando eu conheci Warfare. As imagens e vídeos me empolgaram, mas eu não tinha como jogá-lo. Até que veio o meu Nintendo Wii...

Call of Duty Modern warfare ganhou o "Reflex" no título e foi lançado para o console da Nintendo na mesma época em que o 2º Modern Warfare era lançado para PC/X360/PS3. E falem o que quiserem, mesmo o Wii não tendo o poder gráfico dos concorrentes ele aguentou bem o tranco e entregou um jogo muito bom graficamente. E a jogabilidade - apontando o Remote para a tela - com a possibilidade de usar a "Wii Zapper" faz com que o jogo tenha certa "competitividade" frente aos controles de X360 e PS3. Porém, ainda não há nada melhor do que o "teclado + mouse" do PC...

No início o jogo empolga e é muito legal ouvir alguém dizer "Tango Down" quando você acerta um "Head Shot". E as explosões estão muito boas...

Mas espera ai! Se tudo é tão bom e bem feito, por que, então, Call of Duty seria besteira?

Simples. Por que o jogo é supervalorizado demais na minha opinião. E não falo dos custos de produção, que são realmente muito altos. O problema é que toda a maestria da produção esconde algo muito superficial. E falem o que quiserem. A história vai, passa de um personagem para outro, muda a visão da trama/enredo/sei lá o quê, porém, a velha máxima "alguém espirra e os EUA levantam as armas" não segura a onda e o que conta é o velho esquema "vá do ponto A ao ponto B" atirando tudo o que estiver no seu caminho, bem ao estilo dos antigos "Doom".

Mas espera ai de novo. Não é assim com todo jogo?


Sim,todo jogo segue o estilo "ponto A, ponto B", mas até mesmo Goldeneye 007 tem história mais consistente, e o remake só melhorou as coisas...

O fato é que call of Duty tem milhões de fãs pelo mundo, mas eu só queria saber se mais alguém acha o jogo tão besta como eu. Por que, para mim, depois de terminar o game, acho Cal of Duty: Modern Warfare Reflex um jogo bobo. Muito bobo...

12 comentários:

  1. odeio a franquia cod....no geral não engulo fps..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, no DS, devido às suas deficiências se comparado ao PSP, por exemplo, COD vai muito bem. No portátil eu gostei de verdade, mas a série maior é um pé nos países baixos.

      Eu até gosto de FPS, mas está longe ser meu gênero favorito...

      Excluir
  2. Ué... ele é uma besteira pq ele é FPS! kkkkk
    OK, OK, sem trollagens. É que eu detesto o gênero. Não tem jeito, eu tento me acostumar a ele e a única coisa que acontece é que meu ódio aumenta a cada game que jogo.
    Apesar que esse lance de jogar com o Wiimote apontando pra tela parece deixar a coisa um pouco mais divertida, vira um "jogo de pistola" (usando termos antigos) sem ser "nos trilhos" (imagino que vc tenha que se movimentar com o analógico do Nunchuk). Nesse ponto a minha opinião é bem diferente, sempre achei que teclado/mouse não foi feito pra jogos. Mas aí entra que não curto jogar no PC, tirando umas exceções.
    Basicamente isso, não me xingue (muito)... kkkk
    Lerei a parte 2!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk!

      Sem xingamentos, rsrs.
      Eu até gosto do Gênero, mas depende muito do jogo em questão. Eu jogava muito MOH: Allied Assault ou Doom 3 no PC, e nos consoles ainda falo de Goldeneye 007, rsrs. E eu queria jogar COD de tanto que ouvi/li falarem bem do jogo. E depois que vi ontem na TV que um garoto dos EUA teve um colapso por conta da desidratação por jogar COD: Black ops 2 por 4 dias seguidos eu vi que tem gente doida pra tudo nesse mundo rsrs. Bem, é a velha história de "gosto é gosto e não se discute".

      Agora, apontar o controle pra tela como uma pistola deixa tudo melhor, a precisão, a mobilidade. E já joguei nos dois estilos (posso chamar assim?), sobre trilhos (house of Dead 2&3 e Resident Evil Darkside Chronicles)e "livre" (COD, Metroid). E sim, a movimentação é feita pelo analógico e para recarregar a arma basta chacoalhar o nunchuk...

      Ah, e eu também não aguento mais jogar no PC, rsrsr

      T+

      Excluir
    2. Goldeneye joguei muito pouco, mas eu lembro que tinha sérios problemas com o controle do N64 nele. E eu nunca curti muito o lance de dividir tela pra jogos de tiro, todo mundo espia a tela do adversário pra se dar bem. Duke Nuken do PSX (ou PS2, não lembro) tinha esse lance e era frustrante.
      Apontar o controle com certeza melhora a precisão. Curiosidade: como que funciona nesse caso pra movimentar-se para o lado sem mover a "visão"?
      Valeu

      Excluir
    3. Você movimenta o personagem com o nunchuk, vai pra frente, pra trás, direita e esquerda, mas a visão só muda se você mover o remote. No Wii o remote faz o papel do mouse, enquanto o nunchuk, o do teclado...

      Excluir
  3. Como é o multiplayer local desses FPS do Wii? Porque eu só consigo achar FPS bacana assim, jogando com a galera na sala, as vezes penso em comprar um COD pro Wii só por conta disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi... Ainda não joguei. Minhas parcerias locais no Wii foram apenas no Wii Sports, Mario e Sonic, Party e Mario kart wii...

      Excluir
    2. O dia que você testar me fala, eu sou curioso para saber como o Wii se comporta com dois Wiimotes na função de ponteiro simultaneamente.

      Excluir
    3. Tem jogos que usam esse lance de ponteiros simultâneos que funcionam muito bem, a parte boa é que eu não me lembro quais foram que joguei... hahaha! Mas lembro que não tive problemas.
      Acho que Rayman Raving Rabbids 2 tem alguns minigames de apontar e não dá problema algum. Só que os minigames não são tão frenéticos de cliques quanto um jogo de tiro.

      Excluir
    4. Olha, CoD ou Honor eu ainda não joguei mesmo, mas House of the Dead eu testei e ambos os controles funcionam na mesma tela, sem divisão, mas até ai tudo bem, já que os 2º personagem, se não for controlado por um segundo jogador o computador leva ele - mas o filho da mãe não atira nunca e vc ainda tem que salvá-lo a todo momento...

      Ah, e eu achei House of the Dead um jogão...

      Excluir
    5. Dois na mesma tela é de boa, a minha dúvida é com a tela dividida, se fica muito estranho ou dá pra jogar de boa.

      Excluir