terça-feira, 10 de julho de 2012

Pikmin - Que jogo é esse Miyamoto?!


Antes de mais nada, Pikmin é viciante ao extremo, do tipo que faz você não querer fazer outra coisa. Além dele, somente um jogo conseguiu fazer isso comigo, Pokemón - Red Version...


Ao ler o nome do jogo pela primeira vez dá pra imaginar que os jogos têm relação, afinal, é só pensar: Pokemon - Pikmin... Além disso, a nave do jogo tem uma forma que lembra uma pokebola. Mas as coisas ficam por ai...
A "Dolphin"

Pikmin é um jogo de estratégia (sei lá, tipo puzzle) em que temos que pensar um pouco para resolver alguma coisa. Tipo, quebrar uma pedra, explodir alguma coisa e carregar peças para consertar a nave.

O jogo começa quando o Capitão Olimar é atingido por um meteoro e cai com sua nave em um estranho planeta. O engraçado é que a nave se chama "Dolphin", o antigo nome do Gamecube. Na queda, partes da nave se perdem e seu objetivo é encontrá-las. No jogo são três tipos e Pikmin - vermelhos, amarelos e azuis. Os vermelhos são bons para derrubar paredes e carregar coisas. Os amarelos são bons para carregar um tipo de pedra explosiva e os azuis podem nadar.

Tudo isso deve ser feito em um prazo de 30 dias (cada dia dura cerca de 15 minutos) ou então,o aparelho de sobrevivência do Capitão Olimar deixa de funcionar e ele morre...
Os Pikmin

O jogo é simples, é apenas questão de mandá-los fazer alguma coisa, carregar, explodir ou derrubar, mas é tudo tão bem feito que espanta. Outro ponto é que é possível  comandar até 100 Pikmin ao mesmo tempo. E cada um pode fazer alguma coisa diferente. O jogo já tem 10 anos e ainda é muito bonito...

Os Pikmin são seres-planta que são literalmente "plantados e colhidos." Eles surgem de enormes "cebolas" e alguns têm uma pequena flor na cabeça (depende de quanto tempo eles ficam plantados antes de serem colhidos), e estes são mais fortes e rápidos.

Uma curiosidade

Em entrevista (publicada na Nintendo world - 42, 2002) Surgiu a seguinte pergunta:

"Não seria difícil para o Gamecube animar 100 Pikmin ao mesmo tempo?"

Shigero Miyamoto respondeu: 

"Dá pra ser feito. Seria possível colocar um medidor de vida para cada Pikmin montar um sistema para que os jogadores pudessem gerenciar coisas mais complicadas - mover os Pikmin cansados pra lá, separar os favoritos para combate, etc. Entretanto, a jogabilidade ficaria muito complicada. Decidimos descartar essas ideias."

Eu não sei do que o Gamecube era realmente capaz de fazer, mas sou acostumado a games bonitos e complicados, mas Pikmin parece muito mais complexo. Quero dizer, na maioria dos games é só bater e bater e quebrar, com cenários belos e estáticos e um único personagem. Em Pikmin são 100 Pikmin, mais o Capitão Olimar, e os animais,e o som, e a água. É muita coisa acontecendo numa tela só, e tudo muito bonito...
Capitão Olimar e os Pikmin


3 comentários:

  1. Nossa, finalmente eu entendi melhor o que é Pikmin! Cara, sério, vc vai rir, mas o primeiro contato que tive com a franquia foi quando vi o Olimar no Super Smash Bros Brawl do Wii, ou seja, não tem nem 2 meses direito. Daí eu via Olimar... quem raios é Olimar? Até me lembrei de um clássico da Internet, o Golimar, não sei se vc conhece:
    http://www.youtube.com/watch?v=6MdpaoBbK8c
    Enfim, acabei vendo um pouco mais da franquia durante a E3, quando anunciaram a versão do Wii U. E ela me deixou interessado, mesmo eu não tendo entendido direito como funcionava.
    Mas depois do texto fiquei curioso mesmo foi com a versão de Game Cube, precisava dar um jeito de testá-la no Wii algum dia. De alguma forma me lembrou Overlord (o fato de comandar vários "minions"), embora Pikmin seja puzzle e não combates... e acho que puzzles me interessam mais.
    Sobre capacidade de hardware, já na época já enchiam o saco da Nintendo com isso? Ou é só coincidência e eu me irritei por não aguentar mais ver as pessoas cobrando hardware poderoso da empresa? ahuauhahu... confesso que não acompanhei nada a história do Cube, mal conheço seus jogos. Maldito Playstation que conseguiu me pescar na época!
    E chega, escrevi demais, daqui a pouco fica maior que o post em si! hahaha
    Abraço

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    1. hahaha!! Escreveu pouco, esquenta não...

      Então. Eu vi Pikmin nas revistas Nintendo World, mas nunca entendi. Se o meu Wii fosse original eu nunca passaria perto desse jogo para não arriscar perder dinheiro em algo inútil. Mas ai eu estaria perdendo uma das melhores cosias que já vi quando assunto são games.

      Olha, o Teu é jack Sparrow como o meu, então procure pelas versões "New Play Control". Não sei se você conhece, mas a Nintendo pegou algund jogos do Cubo e relançou para Wii alterando os controles para o Remote, e no meio estão Pikmin 1 e 2, Donkey Kong jungle Beat e Chibi Robo. Lá pelos lados do japão lançaram ainda Metroid Prime 1 e 2, mas não funcionam no nosso (eu já testei rsrs). Eu só queria que tivessem lançado Super Mario sunshine também...

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    2. PS: Não consegui ver o tal "Golimar", a net aqui tah uma porcaria hoje. "Maldita OI!"

      E tem mais uma que eu esqueci de colocar no texto. O mundo que os Pikmin vivem eu li em entrevista que foi baseado no jardim da casa do Miyamoto, que o próprio tirou fotos e depois as digitalizou...

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