sábado, 29 de outubro de 2011

Análise PES 2012 (para PSP)

Bem, pra começar eu quero deixar aqui que não tenho nenhum console dessa geração (X-Box 360 e PS3), então os games que eu jogo são as versões lançadas para PSP, já que não sai mais nada para PS2, exceto um jogo ou outro. E para dizer a verdade, este texto não é uma análise no que diz respeito a gráficos e etc, é mais uma impressão que tive ao jogar PES 2012 no meu PSP. Vamos lá...

Enfim, PES 2012

Eu sempre fui fã declarado da série Fifa desde a versão 2003 para PC. Tah, as versões para PS2 são um lixo, mas no PC são todas ótimas, e claro, as últimas ficaram muito melhores. Semana passada eu pude jogar pela primeira vez Fifa 12 (também para PSP) e digo, é muito melhor que PES 2012. Fico imaginando como será a versão para X360 ou PS3, e como sou um simples mortal "desmonetarizado", fico vendo os vídeos do Youtube... E PES?

A primeira impressão que tive foi ótima, os gráficos estão no mesmo nível de PES 2011, só que mais nítidos, brilhantes, e a jogabilidade melhorou muito. E sabe aqueles lances de Fifa em que o atacante do computador tenta a todo momento fazer um gol de bicicleta ou voleio? Pois bem, em PES 2012 está do mesmo jeito. Parece até que todo time tem um Fred no ataque.
O jogo está rápido, mas não demais, e dá sempre pra pensar na jogada. Parece pouco, mas é muita difrerença se compararmos com as versões anteriores. E reitero: Eu estou falando de PES 2012 para PSP. Eu não joguei para PS3 ou X360.

Os prós já foram, agora os contras...

Uma coisa que sempre me atraiu em Fifa eram as ligas, toneladas de times, seleções e jogadores ali, prontos para gente escolher e jogar. Em PES a coisa é mais modesta, nada de 5ª divisão do campeonato inglês, ou times do campeonato australiano, o que de certa maneira não é ruim. Ou vai me dizer que alguém escolhe um time francês ou aquele timaço do campeonato polonês? Mas o problema não é esse. Em PES tudo é muito genérico. A liga inglesa, por exemplo: Só tem dois times licenciados. Isso mesmo! 2! Manchester United e Totenham Hotspur. Até a liga Francesa, que antes tinha todos os seus times licenciados apareceu um sem licença. Pelo menos agora tem todos os times do campeonato espanhol e italiano. E as seleções?

Uma coisa que me deixou irritado foi as camisas das seleções. É só ir lá e escolher a seleçao Brasileira? O que é aquilo? Uniforme verde? Não ter licença tudo bem, mas descaracterizar tanto assim? É um saco ter que arrumar tudo. Demora demais.  Talvez tenha muitos que pensam que eu reclamos à toa, mas é por que eles baixam o jogo já patcheado da internet, com todos os times do brasileirão, mas quem joga no PSP como sabe que não tem jeito. E outra: E se o cara vai lá e compra o jogo original para X-Box 360? Para quase R$ 200,00 por nada? E dai que a jogabilidade está boa? E dai que o jogo melhorou em relação ao anterior? Não er times licenciados e quase (isso mesmo, quase) todos os uniformes errados! Por isso prefiro Fifa, e olha que também tem um monte de time não licenciado, principalmente os brasileiros, mas pelo menos as cores dos uniformes se assemelham aos times reais.

E ia esquecendo: Libertadores da América!

Sim,o torneio sul-americano está em PES 2012, com as equipes que disputaram o torneio este ano. mas nem tudo são flores. Lembram-se que na versão 2011 não tinha como jogar contra times fora das américas? Não dava pra jogar Corinthians X Manchester United, ou Milan x São paulo. Pois bem, continua tudo na mesma! E a desatualização é exagerada. O jogo só foi lançado agora, será que não dava pra mexer? Tipo, Borges no Grêmio? Francamente... E o pior: Não dá pra mudar, pois na opção de Edit  os sul-americanos não estão lá.

Quem quiser jogar pra ver...

Bem, mesmo assim vale a pena, se você for fã da série. À baixo disponibilizo os links pra download. baixem e divertam-se, afinal, ainda é Pro Evolution Soccer...

Parte 1:Clique aqui
Parte 2:Clique aqui
Parte 3:Clique aqui
Parte 4:Clique aqui








É. Pelo vídeo acima, só não dá mesmo pra jogar europeus contra sul-americanos no PSP... No consoles dá...

Um comentário:

  1. Olha, só pra citar. Eu joguei a Libertadores, fiquei em segundo do grupo e perdi!!!

    Como é que pode? Não classificam-se 2 de cada grupo?

    Ô jogo!

    ResponderExcluir