domingo, 11 de setembro de 2011

Need For Speed - Sega Saturn

Se tem um jogo que eu sempre quis jogar, só para ver como era é The Need For Speed, o primeiro. O game foi lançado para o defunto 3DO, com o título Road & Track Presents: The need For Speed.
Eu conheci a franquia já no PSX, e logo no segundo jogo, então, com aquele pensamento de que a sequência é "sempre melhor", nem quis saber de jogá-lo. Pois bem, anos depois, sapeando pela net, li em alguns fóruns que a primeira edição era muito boa e tal. Fiquei curioso. Baixei a iso para PSX e rodei no emulador. Confesso que não suporto mais emuladores, ter que jogar na tela do pc, prefiro a combinação Console + controle + TV. Então, tratei de baixar o jogo para o meu saturn, afinal, não vou para horrores por um jogo no Mercado Livre e correr o risco do jogo ser ruim. E tem mais, se for assim, prefiro comprar jogos para meu SNes ou Mega Drive... veja um anúncio no mercado livre, o jogo sai por R$ 59,99 agora, se um dia eu tiver interesse compro o game, afinal, o melhor é ter o jogo original mesmo.
Mas vamos ao jogo.
Olha, o Saturn tem gráficos melhores, mas comparando com o PSX, ficou igual. A velocidade é muito boa e uma coisa que eu gostei foi a IA do computador, algo que eu não vi nas sequências de PSX. Toda vez qu eu quero ultrapassar um caro, ele muda sua trajetória, me impedindo de passá-lo. E não importa quantas vezes eu tente, ele muda também. se for pensar na época, é muito legal isso, principalmente quando vemos franquias famosas como Gran Turismo 4 para PS2, que está mais para "burrice artificial".
Agora, uma coisa que eu não suporto são detalhes mal-feitos. Puxa vida! A EA Canadá fez um trabalho muito legal colocando videos dos carros e um monte de informação que para mim foi inútil, mas que deu um certo charme ao jogo e pecou em um detalhe crucial, que foi o que me fez vir ao PC escrever sobre o game: AS RODAS DOS CARROS SIMPLESMENTE NÃO RODAM! SIM, ELAS NÃO SE MEXEM!!!!
Pô, eu sei que o Saturn, o 3DO e o PSX não são um X-Box 360 ou um PS3, mas aí é avacalhação. É muito ruim olhar um carro te ultrapassando e o pneuzão dele lá, parado, só deslizando no asfalto. Parece até o Homem de Gelo dos X-men. Olha o Gran Turismo se os pneus não giram...
Mas no mais é isso... é um jogo muito legal, e é uma pena não ter uma sequência no Saturn, afinal,com o cartucho de RAM eles fariam um jogo muito melhor do que no PSX, mas fazer o que?




Um comentário:

  1. Comprei um sega saturn preto, 1 controle, 1 cabo av e 1 CD original.
    O CD : The Need For Speed . Mesmo não sendo fã de jogos de corrida eu queria testar o videogame. Saber se valeu a pena pagar R$ 70,00. A bateria de lítio tinha 0 volts, troquei-a e ajustei a data/hora. Mas o jogo só era reconhecido como CD de música e aparecia a mensagem GAME DISC UNSUITABLE FOR THIS SYSTEM. Testei CDs originais de música, todos funcionaram. Será que o CD de jogo estava sujo ou riscado ? Limpei-o e nada dele funcionar. Li todo manual do videogame. Fui pra internet buscar informação. Já estava me conformando até que me lembrei de uma foto de um saturn desbloqueado, tinha uma chavinha de 6 pólos perto da bateria de lítio. O meu saturn também tinha esta chavinha, olhei no manual que esta chave não existia de fabrica, alguém a colocou lá. Mudei-a de posição, apertei a tecla power meio sem esperança e ... O JOGO FUNCIONOU !!! Depois com uma flanela úmida tirei uma crosta de sujeira que deixava o saturn marrom e não preto, cada vez que eu passava a flanela ele ficava mais preto, mais lindo.
    Eu sei que quem conhece o saturn vai rir deste comentário, mas eu nunca tinha visto um saturn, só por fotos de revistas ou internet.

    ResponderExcluir