sexta-feira, 11 de março de 2011

Análise – PS2 Multiloader




                Eu decidi analisar meus jogos, e como a idéia deste blog é falar sobre os jogos que joguei na infância e adolescência, decidi começar com um emulador para PS2. Na verdade, são 5 emuladores: Super Nes, Mega drive, Nes, Master Sistem e Atari 2600.
                Uma coisa deve ficar clara: Embora eu seja contra a pirataria, devo admitir que a melhor coisa para nós, gamers, é poder recordar nossos jogos preferidos sem correr o risco de gastar uma bela grana à toa. (Quem tem um Zeebo sabe do que estou falando). Afinal, como conseguir jogar todos os Splatterhouse? Ou todos os KOF?
                Por isso mesmo que esse PS2 multiloader é especial. São 7784 jogos, dos quais posso jogar a avaliar se a compra vale ou não. Agora uma pergunta: É a mesma coisa? Claro que não! Não tem nada melhor que jogar os consoles originais, assoprar o cartucho para funcionar (!) e trocá-los, e depois de jogar,guardar no armário, guarda-roupas ou sei lá onde.

Primeiro emulador: Super Nintendo

 De cara, são 2445 roms com diversas traduções e repetidas ao extremo, mas com versões para português, chinês, inglês, alemão, espanhol. Mas ai vai a parte chata: Os jogos não fluem bem, travados, e aqueles que utilizam chips especiais como Star Fox travam de mais, o que não dá para jogar! Até mesmo ISS Deluxe não satisfaz, as vezes fui bem, mas a narração sempre sai atrasada e repetida. E os jogos de luta? Bem, Street Fighter 2 turbo  roda bem, Street Fighter zero 2 nem abre. Já Mortal Kombat, nenhuma das versões estão boas.
Então, o que fazer com este emulador?
A melhor pedida é ter o console, com o jogo que quiser, ou então rodar o mesmo no PC, por que por melhor que seja o emulador, não compensa, a diversão é mínima.

Mega Drive

Como o exemplo do emulador de Snes, este tem 1239 jogos, com diversos hacks.
Primeiro a parte triste: nenhum jogo para 32X roda nele, o que é ruim, por que gosto de Virtua Racing, e nem mesmo a versão para Mega Drive funciona. E outros títulos também não rodam bem, como Splatterhouse 3 e Bare Knucle 3, mas outros, como Battletoads e Sonic 2 fluem muito bem. Road Rash é tão bom quanto no console. MK 2 está perfeito, já MK3 nem abre.
Por fim, é melhor que o emulador de Snes, com maior número de jogos compatíveis, mas ainda não é como ter o console em mãos.

Atari 2600

Este está perfeito! Roda como o prórpio console, sem problemas (também, se não conseguisse emular um atari eu atirava o DVD pela janela), e é também meu favorito, por que sei que não é fácil conseguir todos os seus jogos. Para se ter uma idéia, eu tive 2 Ataris e até hoje tive apenas 9 jogos (muito por preguiça, é claro).
Jogar Enduro, Rive raid, Boxing ou Pacman é nostalgia no talo! E havia muitos jogos que não conhecia como H.E.R.O., que muitos falavam que era bom e eu pude comprovar. Depois que entendi o esquema da dinamite fui embora. E Spiderman? Para hoje em dia parece ridículo, mas quando eu era criança, era um jogaço!

Não escreverei agora sobre os emuladores de Nes e Master System, farei isso em outra hora. Quero escrever sobre o Snes e Mega Drive. Os consoles são fáceis de encontrar, e seus jogos idem, e não há nada como jogar na tela na TV. Se não puder escolher, jogue os mesmo no PC, que fluem muito bem, se não perfeitos. O engraçado é que estes emuladores rodam muito melhor no PSP do que no PS2. No meu, por exemplo, sempre jogo ISS Deluxe, mas em compensação, no PSP dá para jogar Sega CD prefeito!

E o Atari 2600?
Altamente recomendado, Nota 10! Emulador fantástico, com jogos que fizeram a infância de muitos gamers de hoje.

Prós: Ter vários jogos em casa para jogar direto na TV, o que é bem melhor do que no monitor do PC. E tem Atari 2600.

Contras: Não roda todos os jogos, e os que funcionam não estão 100%. E tem mais, bom mesmo é jogar nos consoles verdadeiros (acho que já disse isso antes).



2 comentários:

  1. Amigo, o arquivo q vc postou são tem nada de jogo, apenas o programa multlaod do ps2

    ResponderExcluir
  2. Hum... eu vou procurar outro então e colocar aqui, pode ser??

    ResponderExcluir